Afinal o que é o REIKI?

Afinal o que é o REIKI?

por: Geovane Moreira J B Leite*

reiki

Reiki é uma palavra japonesa que significa energia vital universal e é usado, também, para denominar os sistemas de cura vibracionais que fazem uso de tal energia.

Quando usado para denominar a energia, a palavra é escrita no feminino: “a reiki”. Quando denomina sistema de tratamento é masculino: “o Reiki”.

A Reiki é a interação que ocorre entre a energia vital KI, e a inteligência universal REI, canalizada e aplicada pelos Reikianos.

Rei significa universal e refere-se à parte espiritual, à essência energética cósmica, que permeia todas as coisas e circunda todos os lugares.

Ki é a energia vital individual que circunda nossos corpos mantendo-os vivos, e está presente, fluindo, em todos os organismos vivos; quando a energia Ki sai do corpo, esse corpo deixa de ter vida.

A Reiki é apolar, ou seja, nem positiva nem negativa, assumindo a polaridade que o paciente necessita.

Não provém do terapeuta, pois está disponível pairando no universo, de modo que não o exaure, mesmo após contínuas sessões de cura, o beneficia e energiza a cada aplicação e quanto mais utiliza mais expande-se o seu canal e aumenta sua capacidade de cura.

Como toda energia, é inteligente, e direciona-se sozinha ao local e com a intensidade que se faz necessária, de modo que não é necessário diagnóstico. O terapeuta atua apenas como um canal da energia cósmica, o receptor a “puxa” conforme sua necessidade sem perigo de “overdose”.

Além disto, é de alta freqüência, literalmente destrói os bloqueios energéticos que impedem a livre circulação da energia no corpo (geralmente a causa das doenças) e penetra qualquer coisa (inclusive o gesso), portanto, não é necessário despir nem tocar o receptor.

Casos de reações adversas são raros, pois a reiki não causa mal. O que pode acontecer é uma fase de adaptação ao novo estado, onde o organismo estará se reequilibrando, se reorganizando energeticamente em virtude da remoção dos bloqueios e, geralmente, dura pouco.

O Reiki, por sua vez, é o processo de encontro dessas duas energias com a nossa porção física, e ocorre após a pessoa ser submetida a um processo de sintonização ou iniciação do método feito por um mestre habilitado.

Após ser sintonizado energeticamente com o Reiki, ele estará disponível, imediatamente e por toda a vida do Reikiano, não sendo mais necessário nova ativação no mesmo nível, mesmo que fique sem utilizá-lo por algum período.

Essência do amor incondicional capaz de curar é aberto a todos, para que todo mundo possa ajudar a si mesmo e ao próximo, conforme a necessidade e foi reconhecido pela OMS – Organização Mundial da Saúde como prática terapêutica alternativa, principalmente porque é muito eficiente para relaxamento e redução do estresse.

O Reiki e a reiki não fazem, nem nunca farão, parte de algum sistema religioso. Qualquer pessoa, independente de credo, pode praticar sem restrição. Crianças e idosos podem ser excelentes curadores por esta técnica, pois ela depende mais do amor incondicional que oferece o terapeuta do que conhecimentos teóricos por ele acumulados.

*Geovane Moreira J B Leite – Mestre em Reiki pelos Sistemas Usui, Karuna Ki, Shambala, SKHM, Amadeus, Ma’heo’ho, Elemental, Celta, Tera Mai, Kundalini Tantra e Chama Violeta. Contato: institutokwanyin.ensinoterapia@gmail.com