EFT Mental Dental- para o dentista e o paciente

EFT Mental Dental- para o dentista e o paciente

De: Gary Craig & Zjan Matti

Tradução: Equipe BrasilPNL

Medo-de-dentista

 

 

Nota: Este artigo pressupõe que você tenha um conhecimento prático de EFT. Os recém-chegados ainda podem aprender com ele, mas são aconselhados a ler o nosso curso gratuito para uma compreensão mais completa neste link aqui.

Oi a todos,

Eu amo essa história por Zjan Matti dos Países Baixos. Ele é escrito de uma forma atraente e mostra claramente o valor de ambos EFT mental e do Borrowing Benefits. Zjan diz: “Depois de algumas rodadas eu me senti muito calmo. Até mesmo as minhas mãos estavam perfeitamente descontraídas no meu colo (normalmente quando no dentista eu as prendo juntas em um esforço para controlar meus movimentos), e eu estava confiante de que eu poderia ficar absolutamente imóvel enquanto fosse necessário. Foi incrível! ”

Além disso, este é um bom exemplo do que pode ser feito, pelo menos temporariamente, com utilizações superficial de EFT. Muitas questões, vão evidentemente, requer abordagens de longo prazo e aqueles que você vai encontrar em nosso de nível 01.

Abraços, Gary

Por Zjan Matti

Caro Gary,

Eu tenho usado EFT, tanto pessoal quanto profissionalmente há cerca de 4 anos e – como a maioria das pessoas – testemunhei muitos pequenos e grandes milagres. Algo aconteceu há alguns anos e foi uma das primeiras vezes que eu me lembrava de me aplicar a EFT no meio de um evento estressante.

Fui para o meu dentista, porque um pequeno pedaço de meu molar tinha quebrado. O dentista tinha visto isso antes e já tínhamos feito uma consulta para ter o dano reparado, mas naquela ocasião ele tinha me avisado que talvez ele ficaria muito perto do nervo e poderia ter que matar o nervo.

Ele também disse que o procedimento era tedioso em si, e mais ainda porque a localização na minha boca era de difícil acesso. Ainda assim, eu não estava particularmente preocupado, embora uma visita ao dentista não seja o meu passatempo favorito, isso não me assusta tanto.

Quando chegou o dia, ele anestesiou o lado direito da minha boca, e em seguida iniciou o procedimento. Mas, enquanto seu comportamento normalmente era muito amigável e ele sempre tentava fazer com que eu me sentisse confortável e à vontade, desta vez foi diferente. Ele parecia tenso e com um olhar preocupado no rosto, ele me informou novamente que ele iria tentar salvar o nervo, mas pode acabar por ter de matá-lo de qualquer maneira. Ele também repetiu, mais para si mesmo do que para mim, que seria um processo muito difícil, por causa do lugar em minha boca e as especificidades da minha boca e dentes.

Então, ele me avisou que era extremamente importante que eu me sentasse absolutamente imóvel e que não movesse minha língua. Neste momento, ele também tinha me nervoso, então eu decidi fazer a EFT (silenciosamente em minha mente) para me acalmar. Eu não classificaria o meu nervosismo, mas eu sabia, por experiência anterior que é quase impossível para mim ficar parado: meu corpo imediatamente começa a coçar em lugares diferentes, fico com a vontade de esticar e me mover exatamente nas partes que não podia (a minha língua, por exemplo).

Então eu fechei os olhos e fiz algumas rodadas sobre o fato de estar nervoso e incapaz de ficar parado. Depois de algumas rodadas eu me senti muito calmo. Mesmo minhas mãos estavam perfeitamente descontraídas no meu colo (normalmente quando o dentista os prenda juntos em uma tentativa de controlar meus movimentos), e agora eu estava confiante de que eu poderia ficar absolutamente imóvel enquanto fosse necessário. Foi fantástico!

Foi então que eu notei a crescente tensão no dentista. Sua cara que estava amarrada tinha ficado pior e ele agora estava verbalizando o quão difícil era o que ele estava fazendo, falando sobre o que poderia dar errado, e como era praticamente impossível para ele fazer certo, já que o ponto na minha boca era quase inacessível. Ele se virou para o assistente e eu vi isso como um sinal ruim, uma vez que eu o conhecia apenas como uma pessoa amigável, otimista e bem-humorada. Então eu decidi que ele poderia usar um pouco de relaxamento e confiança também, e eu comecei então a fazer EFT em minha mente para ele:

  • Mesmo que você esteja tenso e duvidando de um resultado positivo, você pode fazê-lo, você sabe que você pode, e você está fazendo um grande trabalho agora mesmo!

Ele continuou falando, mas eu ainda não tinha completado a primeira rodada de EFT, quando o seu tom mudou: agora ele começou a me contar que, na verdade, tudo estava indo muito bem e acima das expectativas! Fiquei feliz em ouvir isso, claro, mas só para ter certeza, eu continuei fazendo a EFT. Um pouco mais tarde, ele mencionou que ele já havia chegado à parte mais difícil do processo, mas até agora ele parecia alegre e acrescentou que, como tudo até o momento foi bem além das expectativas, isso provavelmente iria bem também.

E logo em seguida, ele mesmo começou a me elogiar sobre a forma como eu agi! Depois de terminar, com sucesso, é claro, ele me disse que a parte mais complicada do processo tinha sido a colocação de um pequeno anel, algo que muitas vezes precisava de mais do que uma tentativa e poderia causar problemas. Desta vez, porém, para sua surpresa agradável, que tinha ficado no lugar certo de uma vez! Ele mencionou o que ajudou foi que minha gengiva não sangra, que ele atribuiu ao fato de eu cuidar bem dos meus dentes – mas eu me lembro especificamente em ocasiões anteriores, quando sangravam um pouco, e eu não tinha mudado nada em meus hábitos de limpeza.

Ele, então, me disse que ele tinha feito este procedimento específico uma vez antes em um local igualmente difícil como o meu, mas naquela ocasião ele tinha feito algo terrivelmente errado, e ele tinha se sentido horrível por causa disso! Então, eu entendi que houve uma razão explicável para sua ansiedade.

Antes de eu sair, entretanto, ele apenas me alertou sobre um pouco de dor após a anestesia passar.

Concluindo, obrigado à EFT, que fez e continua a fazer uma grande diferença na minha vida, em muito mais ocasiões do que eu poderia esperar!

Com amor, Zjan Matti

Artigo traduzido do informativo Oficial do Gary Craig, original em http://www.emofree.com/articles-ideas/general-ideas/mental-dental-eft-article.html
Posted in EFT